Bibliotecas Escolares

Agrupamento de Escolas Cardoso Lopes - Amadora.

Bibliotecas Escolares

Agrupamento de Escolas Cardoso Lopes - Amadora.

Bibliotecas Escolares

Agrupamento de Escolas Cardoso Lopes - Amadora.

Bibliotecas Escolares

Agrupamento de Escolas Cardoso Lopes - Amadora.

Bibliotecas Escolares

Agrupamento de Escolas Cardoso Lopes - Amadora.

Bibliotecas Escolares

EB1 da Aprígio Gomes.

Bibliotecas Escolares

EB1 da Aprígio Gomes.

Bibliotecas Escolares

EB1 da Mina.

Bibliotecas Escolares

EB1 da Mina.

Bibliotecas Escolares

Agrupamento de Escolas Cardoso Lopes - Amadora.

sexta-feira, 30 de abril de 2010

FEIRA DO LIVRO


Livros! O melhor presente para qualquer mãe!

DIA DA MÃE - 2 DE MAIO

Sabias que já nas civilizações grega e romana havia celebrações em honra das Mães, mais propriamente em honra de deusas mães de outros deuses?

Mais perto de nós, regista-se a festa inglesa do século XVII no 4.º domingo da Quaresma, a qual pretendia homenagear todas as mães inglesas e dava folga aos trabalhadores para que pudessem passar esse dia junto das suas progenitoras.
Já nos Estados Unidos, a comemoração de um dia dedicado às mães foi sugerida pela primeira vez em 1872 por Julia Ward Howe. No entanto, considera-se que a ideia da criação de um Dia da Mãe partiu de Anna Jarvis aquando da morte da mãe em 1904. Três anos depois, a 10 de Maio de 1907, foi celebrado o primeiro Dia da Mãe, na igreja de Grafton, reunindo praticamente família e amigos de Anna Jarvis. Esta enviou para a igreja 500 cravos brancos, que deviam ser usados por todos, e que simbolizavam as virtudes da maternidade - pureza, força e resistência das mães. O objectivo deste dia seria pensar sobre as mães e a forma de, através de palavras, presentes ou actos de afecto proporcionar-lhe prazer e trazer felicidade ao seu coração todos os dias. Na sequência de uma campanha junto de pessoas influentes, como ministros, homens de negócios e políticos, o Dia da Mãe era já celebrado em 1911 em praticamente todos os estados. Em 1914, o 2.º Domingo de Maio foi declarado oficialmente nível nacional como o Dia da Mãe.

Quase todos os países celebram actualmente o Dia da Mãe, embora cada um o faça em datas diferentes. Em Portugal, até há alguns anos atrás, o Dia da Mãe era comemorado a 8 de Dezembro, mas actualmente é no 1.º Domingo de Maio, em homenagem a Maria, Mãe de Cristo.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Finalmente escolhemos o novo símbolo da BE!

A segunda fase do concurso para o novo símbolo da Biblioteca já terminou. Após uma pequena  reformulação das propostas finalistas, tendo em conta alcançar uma maior definição, foi feita nova votação e o júri decidiu escolher a proposta A. Não foi fácil, pelo que à proposta B será atribuída uma Menção Honrosa e ambos os autores receberão o diploma e um prémio no final do ano.

Parabéns assim à Ana Abelho do 6.º A (vencedora), mas também ao Bruno Vitorino do 6.º D.

Contos e Recontos


A Hora do Conto destinada às turmas de Alfabetização e EFA aconteceu no dia 22 de Abril. Se foi uma sessão de leitura importante para os alunos, curiosos e corajosos, foi sem dúvida muito gratificante para a equipa da Biblioteca Escolar e para os professores. Ficou desde logo prometida nova sessão para o final do ano lectivo.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

LER É RADICAL!

1.º CONCURSO DE LEITURA EXPRESSIVA LER É RADICAL

E os vencedores são...

5.º ano: Catarina Rosendo (5.º B)
6.º ano: Soraia (6.º E)
7.º ano: Ricardo Santos (7.º D)
8.º ano: Mateus França (8.º B)
9.º ano: Maria Olga Pereira (9.º C)

PARABÉNS A ESTES E A TODOS OS PARTICIPANTES. PARA O ANO HAVERÁ NOVA EDIÇÃO DO CONCURSO E NÃO SE ESQUEÇAM QUE... LER É RADICAL!

Os diplomas e prémios  serão atribuídos no final do ano lectivo.

Recepção à escritora Ana Maria Magalhães: sem dúvida, o ponto alto da Semana da Leitura!



Alguma ansiedade e muitos olhos brilhantes e curiosos esperavam Ana Maria Magalhães. A escritora chegou, também curiosa, e, com toda a sua simplicidade e amabilidade, depressa conquistou e foi conquistada pela assistência, que não se poderia ter portado melhor. Na primeira sessão, baseada no livro As três fábulas, a Kizzy e a Adriana (6.º E ) fizeram uma leitura dramatizada da fábula "A Cegonha e a Tartaruga"; seguiu-se a apresentação dos trabalhos muito criativos e reveladores de um conhecimento profundo acerca da obra  por parte do 5.º C, a apresentação dos marcadores do 5.º D e a sessão de perguntas e respostas por parte destas turmas e do 6.º F,  alternadamente. A todas Ana Maria Magalhães respondeu com entusiasmo, cativando e envolvendo os ouvintes, partilhando experiências e dando até conselhos - como é bom trabalhar em equipa com quem nos entendemos, como é importante obedecer às regras inteligentes.... E elogiou as perguntas interessantes, inteligentes e não "tolinhas" que os nossos alunos lhe fizeram.
A segunda sessão, sobre a obra Mataram o Rei, foi tão espectacular como a primeira. A convidada ouviu atentamente um resumo da sua biografia apresentada por alunos do 6.º E e deliciou-se com a apresentação de várias personagens da obra, já que os alunos do 6.º D foram muito expressivos e tinham a lição bem estudada. Claro que a colecção Uma Aventura  e a parceria com a actual Ministra da Educação Isabel Alçada foram alvo de novas perguntas. Mais perguntas e respostas, sorrisos e elogios e a sessão terminou, tal como a primeira, com autógrafos e agradecimentos, não se cansando Ana Maria Magalhães de frisar a qualidade do que ali tinha visto e ouvido e louvar o empenho dos professores, para quem pediu palmas.
E assim termino eu, agradecendo a todos os que tornaram possível a realização da actividade e a conquista de novos leitores.

domingo, 25 de abril de 2010

Alertar para o bullying

Video realizado por alunos do 9.º C no âmbito das actividades do dia D - Dia da Disciplina/ Indisciplinazero:

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Participação no Bibliofilmes

terça-feira, 20 de abril de 2010

Semana da Leitura

Decorre entre 19 e 23 de Abril a edição de 2010 da Semana da Leitura na nossa escola. É a festa dos livros que nos fala da paixão pela leitura e nos relembra que ler é indispensável para ser. Foram calendarizadas várias actividades, entre as quais destacamos as finais do Concurso de Leitura Expressiva "Ler é Radical" e a recepção à escritora Ana Maria Magalhães, onde estarão presentes  as turmas que trabalharam as obras Três Fábulas (5.º C, 5.º D e 6.º F)Mataram o Rei (6.º D e 6.º E),  bem como os respectivos professores.

Actividades comemorativas do Dia da Mulher

segunda-feira, 19 de abril de 2010

A Biblioteca até à Páscoa

A Biblioteca até ao Carnaval

A Biblioteca até Dezembro